Linhas de pesquisa

Conheça as ementas das linhas de pesquisa do Grupo Oitocentos:



Linha de Pesquisa: “Ensino de História da Amazônia Oitocentista”
Ementa:

Esta linha de pesquisa pretende fomentar a discussão sobre a relação entre a pesquisa e a transposição didática das temáticas ligadas ao século XIX na Amazônia. Em outras palavras, por um lado, trata-se de constituir espaço para a produção de pesquisas em torno da constituição da história como disciplina escolar na Amazônia oitocentista, envolvendo estudos sobre história das idéias pedagógicas, história das instituições escolares, história da educação e representações, imprensa e educação, currículos, saberes e práticas escolares, formação docente, metodologias de ensino, cotidiano escolar, manuais didáticos, processo de ensino e aprendizagem, relação professor-aluno, alfabetização e letramento, educação e saúde. Por outro lado, trata-se de espaço de discussão e produção de instrumentos pedagógicos que facilitem a transposição didática das temáticas de pesquisa da História da Amazônia oitocentista para a sala de aula dos dias de hoje”.


Linha de pesquisa: “Nação, Cidadania e Modernidade”
Ementa:

“A presente linha de pesquisa se propõe a discutir os processos sociais, políticos e econômicos presentes na construção/invenção do Estado e da nacionalidade brasileiros na Amazônia oitocentista; envereda pelas múltiplas problemáticas da construção da nacionalidade e a produção coletiva da cidadania presentes em movimentos sociais que marcaram o cenário de disputas políticas e econômicas no século XIX; procura debater as variadas intersecções entre as realidades históricas de crise do Antigo Regime, do processo de Independência e formação da modernidade na Amazônia".

Linha de pesquisa “Mundos do trabalho, corpo e relações interétnicas”
Ementa:

“Análise das múltiplas determinações e dimensões do trabalho e da sociabilidade na Amazônia ao longo do século XIX; análise das conexões entre a pluralidade de culturas, linguagens, tradições e identidades dos diversos agentes sociais – identidades de classe, religião, etnia, gênero, território e outras – e as múltiplas formas e sentidos de suas associações, sejam elas organizações formais (movimentos sociais institucionalizados ou suas lutas de caráter explicitamente político) ou o conjunto de ações coletivas, formas de sociabilidade e solidariedade, alianças e conflitos estabelecidos. As reflexões desenvolvidas pelos integrantes da linha abrangem a história e a historiografia das múltiplas dimensões dos mundos do trabalho (relações escravistas, relações de “transição” e relações assalariadas de produção) e das formas de articulação de interesses dos atores sociais nelas engendrados. Compõe ainda o quadro de preocupações dos integrantes da linha de pesquisa a análise da relação entre o corpo e as marcas da estrutura social: relação corpo e trabalho; corpo e imaginário; corpo, saúde e doença; corpo e sexualidade; corpo e identidade”.